UnirG é parceira da Prefeitura de Gurupi na implantação da Farmácia Escola do Setor Campo Bello

17 de Março de 2023

Em parceria com o Universidade de Gurupi – UnirG, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá implantar mais um projeto de Farmácia Escola. A ação beneficiará os acadêmicos do curso de Farmácia, abrangendo também atividades com outras áreas dos cursos voltados à saúde. Na próxima segunda-feira, 20, às 13h, iniciará o atendimento do serviço, na sede da Unidade Básica de Saúde – UBS, setor Campo Bello.

O objetivo do projeto é promover um enfoque integral da atenção farmacêutica observando a seleção, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação, a entrega adequada e racional de medicamentos, e farmacovigilância; promover melhor capacitação profissional, colocando o estudante em condição de atuar no mercado de trabalho com competência.

Gurupi também possui a Unidade Básica de Saúde do Setor Vila Nova, onde funciona o projeto. Esta nova unidade agora, ajudará a atender um número maior de estudantes e também a população. O evento será aberto para comunidade

Segundo a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, o convênio será muito importante para a UnirG e para o Município.  “Essa é a segunda Farmácia Escola que implantamos em Gurupi, com profissionais da nossa Instituição em parceria com o Município, levando nossos acadêmicos para fazer um trabalho diferenciado, que trata sobre o uso racional de medicamentos, a correta dispensação e orientação. É gratificante beneficiar à comunidade de Gurupi, por meio dos nossos acadêmicos e professores”, ressaltou a reitora.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, as parcerias com o Município são muito importantes para a UnirG, por aumentar os campos de estágios para os acadêmicos. “É o meio deles colocarem em prática toda a teoria aprendida em sala de aula, com a supervisão dos professores, proporcionando melhoria na qualidade do ensino. Especificamente, nesta parceria que beneficiará a vivência do estudante em uma farmácia pública, que tem um grande volume de trabalho, e certamente fará o diferencial na formação”, disse o presidente da UnirG, Thiago Miranda.

“É importante dizer que a entrega de medicamentos será supervisionada pelo professor farmacêutico e será realizada durante todo o período de atividades. Também será feito a revisão dos instrumentos de coleta de dados, do fluxograma do processo de dispensação, da pesquisa e discussão sobre as principais informações disponíveis em literatura sobre os medicamentos do elenco da farmácia e dos protocolos terapêuticos e diretrizes nacionais e internacionais sobre o tratamento das doenças prevalentes na população atendida”, destacou ainda o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

“Celebraremos mais este convênio com a UnirG, para este serviço funcionar como campo de prática para os acadêmicos de Farmácia e também atender a população. O serviço chamado de Farmácia Escola, trata-se de uma estrutura totalmente otimizada para o ensino, com capacidade para atender pacientes e para receber diariamente os estudantes de Farmácia. Mais uma vez friso que esta é uma ação que beneficiará nossos futuros profissionais da área de Farmácia, e também nossa comunidade que irá contar com mais este apoio na UBS Campo Bello”, finalizou a prefeita Josi Nunes.

Informações: Karla Paz - Jornalista Secom/Gurupi

Edição: Giselli Raffi - Jornalista Ascom/UnirG