Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
21 de Outubro de 2026
A Universidade de Gurupi - UnirG realizou, nesta quarta-feira, 21, o V Seminário de Iniciação Científica (SIC), com apresentações de projetos desenvolvidos por bolsistas dos programas PIBIC/PIVIC. As sessões de comunicação oral ocorreram simultaneamente, das 14h às 18h, nas salas 002 a 010 do Bloco D, no Campus I, com participação aberta à comunidade acadêmica.
Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa - Propesq, o evento teve como objetivo promover a divulgação científica e o compartilhamento de conhecimentos produzidos na instituição. Na Sala Água Franca, o eixo temático Atenção
Primária, Saúde Coletiva e Epidemiologia reuniu sete trabalhos, apresentados em dois blocos, cada um seguido de debate integrado.
Entre os trabalhos apresentados esteve o levantamento epidemiológico da toxoplasmose em gestantes indígenas, que também prevê a produção de materiais informativos acessíveis a essas comunidades. A orientadora do projeto, Ma. Alessandra Duarte, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NED), ressalta o caráter interdisciplinar da pesquisa. “Nosso projeto busca fazer um levantamento epidemiológico da toxoplasmose em gestantes indígenas e produzir materiais informativos acessíveis a essa comunidade. O diferencial é a interdisciplinaridade, reunindo acadêmicos de Medicina, Jornalismo e Farmácia”, explica.
A acadêmica de Medicina Maralina Gomes da Silva, que apresentou o projeto, lembra que a pesquisa nasceu de uma ação de extensão. “O projeto surgiu a partir de uma iniciativa de extensão e da necessidade de aprimorar a comunicação em saúde com os povos indígenas. A pesquisa também busca compreender melhor a realidade dessas comunidades e contribuir para a produção de dados sobre a toxoplasmose gestacional”, explica.
Outro trabalho apresentado foi o do acadêmico de Medicina, Guilherme Gomes, voltado à análise de
prontuários eletrônicos do SUS. “Utilizamos uma metodologia quali-quantitativa, analisando prontuários eletrônicos do SUS para identificar medicamentos, sintomas e doenças crônicas e suas possíveis implicações clínicas. A pesquisa surgiu do meu interesse pela farmacologia e pela atenção primária à saúde”, explicou o estudante.
A sessão também apresentou pesquisas sobre o rastreamento do papilomavírus humano (HPV), no Tocantins e o perfil epidemiológico dos agravos em saúde das populações indígenas atendidas na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI-TO) de Gurupi.
Nathália Costa - Ascom/UnirG