Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
20 de Outubro de 2026
Na noite de ontem, 19, o curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi - UnirG deu início à Semana Acadêmica de Fisioterapia 2026. O curso também comemorou os 25 anos de existência e o Dia do Fisioterapeuta, celebrado na última terça-feira, 13. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Atividades do Sesc Gurupi, localizado no Parque Filó Moreira.
A Pró-reitora de Graduação da Universidade de Gurupi, destacou a Nota 5 que o curso de Ffisioterapia recebeu recentemente do Conselho Estadual de Educação - CEE no início do mês. “Essa nota reflete a competência de todos os envolvidos, as coordenações, o corpo docente, mas o que ficou claro para os avaliadores do CEE foram os alunos da Fsioterapia que, desde a graduação, possuem um perfil profissional”, destacou a Drª Samara Gomes.
“O curso é nota máxima, isso significa que a qualidade só aumentou ao longo de 25 anos, elevando, consequentemente,
a qualidade da Instituição", completou a Pró-reitora.
O conselheiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Raphael Couto, também relembrou que o curso da UnirG, durante esses 25 anos, sempre foi sinônimo de qualidade, inclusive pelo recente reconhecimento.
Durante o pronunciamento, ele também falou sobre a nomeação de um egresso do curso que atuará junto ao Conselho. “Aproveito essa oportunidade para divulgar o novo delegado regional do Crefito em Gurupi, Me. Agrinazio Geraldo. Isso mostra como a UnirG forma tantos profissionais de relevância para essa região do Tocantins”, finalizou o conselheiro.
Sobre o evento
A coordenadora do curso de Fisioterapia da UnirG, a professora Me. Rafaela de Carvalho falou sobre as escolhas dos temas das mesas-redondas e dos profissionais. “Os temas estão relacionados às áreas que mais empregam e se destacam em relação a alta demanda. A escolha dos egressos se deu por se destacarem no mercado atualmente”.
O evento contou com duas mesas-redondas. A primeira mesa-redonda da noite, “Neuropediatria na prática: desafios e possibilidades na Fisioterapia”, foi mediada pelo professor, Me. Valmir de Lira. Os egressos de Fisioterapia, Jordana Ferreira Santos, Hiago Montel da Costa e Péricles Braganholo participaram da rodada de conversa.
Péricles Braganholo falou sobre o início da intervenção fisioterapêutica. “A fisioterapia começa assim que o
paciente recebe o aval do médico responsável, em alguns casos, logo após o nascimento. A paralisia cerebral é como um retrato, é estática, ela não evolui, é uma lesão que acontece na gestação ou durante o parto. Com o avanço da medicina, é possível verificar antes de completar um ano de vida com amparo multiprofissional", salientou Braganholo.
Hiago Montel discorreu sobre os diferentes tipos de estímulos possíveis com a utilização do cavalo, na Equoterapia, e como é levantada uma hipótese de diagnóstica, por meio da equipe multidisciplinar.
Na segunda mesa-redonda, o tema abordado foi “Fisioterapia na UTI: onde começa e onde termina nossa atuação?”. Os convidados foram os egressos, Pedro Henrique Lacerda Borges, Armando Jarib Gonçalves Tavares e Diogo Soares Menezes. A mediação ficou a cargo do professor Drº Geovane Rossone.
Gonçalves falou sobre a necessidade de fazer uma boa avaliação do paciente na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, e identificar as limitações de cada paciente.
Sobre o melhor momento para uma extubação, procedimento no qual o profissional de saúde remove o tubo inserido na traquéia, o Diogo Soares alertou sobre a necessidade do profissional ir além dos primeiros sinais ao despertar. “O fato do paciente despertar não basta. É preciso olhar o quadro clínico na totalidade, sem pressa e com exames complementares, por exemplo”.
“Não existe achismo na UTI quando se trata de reabilitação. A fisioterapia é feita por cadeias, e a palavra final quando a extubação deve ser feita é do fisioterapeuta", enfatizou Pedro Henrique.
Semana de Fisioterapia
A programação da Semana Acadêmica de Fisioterapia 2026 segue hoje, às 19h, no campus II da
UnirG, com as oficinas organizadas pelas Ligas Acadêmicas.
A oficina “Suporte Básico de Vida” será ministrada por Tony Regis Barbosa do Nascimento, enfermeiro intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia.
O workshop “Vacuum Abdominal” será conduzido pelo fisioterapeuta Aller Pires, graduado pela UnirG e pós-graduado em Fisioterapia Dermatofuncional e em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pelo Centro Universitário União das Américas (Descomplica).
A oficina de Órtese 3D será ministrada por Murilo Milhomem, fisioterapeuta licenciado pela Fix It. Os jogos esportivos ocorrerão nos dias 21 e 22, às 19h, no Campus Jacinto Nunes da Silva.
Por Thais Lira - Jornalista Ascom
Fotos: Haylma Jayne