Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Setembro de 2026
Encontro realizado em Palmas reuniu instituições de ensino e pesquisa, órgãos de fomento, Sebrae e setor produtivo para discutir a ampliação e a interiorização das ações de inovação no Estado.
A Universidade de Gurupi – UnirG participou da reunião estratégica para discutir o fortalecimento e a regionalização do PacTO pela Inovação no Tocantins. O encontro ocorreu na última quinta-feira, 24, em Palmas - TO.
A UnirG foi representada pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesq, professor Dr. Walmirton Bezerra D’Alessandro; a professora e representante do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins – CDR sul, Ma. Adriana Terra; e pela docente, Ma. Camila Ribeiro Rodrigues.
A regionalização das ações de inovação, a integração entre universidades, empresas, poder público e sociedade, além de financiamento, empreendedorismo, formação de talentos, marco legal e fortalecimento dos ecossistemas locais, foram temas presentes na discussão.
Foi abordado ainda as novas etapas de trabalho e a realização de escutas e reuniões regionalizadas, ampliando
a participação dos diferentes territórios na construção do PacTO e fortalecendo a integração do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Tocantins.
O pró-reitor, Walmirton D’Alessandro, destacou a importância de aproximar as demandas dos municípios das competências científicas e tecnológicas existentes nas universidades, utilizando também experiências de articulação territorial desenvolvidas em Paraíso do Tocantins e no Vale do Araguaia.
De acordo com a professora Adriana Terra, é necessária uma estratégia de financiamento que acompanhe as diferentes etapas da inovação, desde a pesquisa e validação até a transformação das soluções em produtos,
serviços ou empreendimentos capazes de chegar à sociedade.
A assembleia contou com representantes de instituições de ensino e pesquisa, órgãos de fomento, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, setor produtivo e demais atores do ecossistema estadual de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Texto: Thaís Lira - Jornalista Ascom
Fotos: arquivo pessoal