Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
01 de Dezembro de 2025
Pesquisadora e acadêmicos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (UnirG/FAPT) da Universidade de Gurupi – UnirG participaram na última semana do “I Simpósio de Produtos Naturais – Bioinovação: Conectando Ciência, Tecnologia e Biodiversidade". O evento ocorreu entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife - PE.
A professora e pesquisadora, Drª Mireia Bezerra, é a orientadora dos acadêmicos do PIBIC há dois anos em projetos que estão inseridos na linha de pesquisa em “Produtos Naturais pertencente ao Grupo de Pesquisa Prevenção e Promoção da Saúde”. O estudo foi de fundamental importância, considerando o tema do evento na mesma área.
Segundo a Mireia, a presença da equipe contribuiu significativamente para a divulgação dos resultados das
pesquisas desenvolvidas na UnirG, ampliando a visibilidade e o reconhecimento da instituição no cenário científico regional e nacional.
“A apresentação dos trabalhos reforçou o compromisso da Universidade com a produção de conhecimento, inovação e valorização da biodiversidade, alinhando-se aos princípios de sustentabilidade e desenvolvimento científico-tecnológico do evento”, destacou.
Foram apresentados os seguintes trabalhos: “Jardim Sensorial Cultivando Saúde” da professora Mireia Bezera; “Inclusão e Consciência Ambiental” do acadêmico de Fisioterapia, João Pedro Pereira dos Santos” e “A Fitoterapia na Atenção ao Idoso Hipertenso: Diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais" com o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança do uso de chás de plantas medicinais da RENISUS como tratamento complementar para o controle da hipertensão arterial em idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Gurupi-TO, da acadêmica de Enfermagem Nicole Alves Domingues.
“Como o resultado para nossa equipe e grupo de pesquisa da UnirG, recebemos o Certificado de Menção Honrosa, pelo projeto A Fitoterapia na Atenção ao Idoso Hipertenso: Diretrizes da Política Nacional de Plantas Medicinais. A homenagem foi de grande incentivo e motivação para todos nós, para continuarmos com esta pesquisa”, completou a orientadora.
Além disso, o evento representou uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de conhecimentos científicos, a atualização sobre novas tendências e metodologias na área. Possibilitou ainda, o fortalecimento de parcerias acadêmicas e científicas com outras instituições e pesquisadores.
“A participação da equipe no Simpósio não apenas enriqueceu a formação acadêmica e científica como também consolidou o papel da universidade, como promotora da pesquisa e da inovação, fortalecendo a presença da UnirG em eventos de relevância na área de Produtos Naturais”, finalizou Mireia Bezerra.
Fotos: arquivo pessoal
