Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Novembro de 2025
A Universidade de Gurupi - UnirG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae), divulgou os estudantes selecionados pelo Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes da Área da Saúde (AfirmaSUS). A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS), voltada ao fortalecimento da permanência estudantil, da diversidade e da equidade no ensino superior.
Entre os contemplados está a acadêmica de Jornalismo, Elane Franco, selecionada para integrar o Grupo de Aprendizagem Tutorial (GAT) no campus Gurupi. A escolha foi realizada pela Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), com base nos critérios previstos no Edital nº 01/2025 – Proecae/AfirmaSUS, incluindo pertencimento a grupos sociais prioritários, participação acadêmica e carta de motivação.
A estudante contemplada, celebrou a conquista e reforçou a importância da bolsa em sua trajetória. “É uma conquista muito especial. Essa bolsa representa oportunidade, reconhecimento e incentivo para continuar meus estudos com ainda mais dedicação. Sou muito grata à UnirG, ao curso de Jornalismo, ao meu tutor professor Dr. João Bartholomeu do curso de Educação Física, por acreditarem no meu potencial”, enfatiza.
O coordenador de estágio do curso, Me. Clifton Morais, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa.
“Programas como o AfirmaSUS ampliam as oportunidades e fortalecem a vivência acadêmica. É muito significativo ver nossos estudantes alcançando espaços que contribuem não apenas para sua permanência, mas também para sua prática profissional e desenvolvimento crítico”, declara.
A coordenadora do curso, professora Drª Joyce Karoline Pontes, destaca a relevância da seleção para a formação acadêmica. “É um momento de grande alegria para o curso. A participação dos nossos acadêmicos em programas de permanência e equidade fortalece a formação cidadã e o compromisso social que o Jornalismo da UnirG defende”, pontua.
O programa terá vigência d
e 24 meses com início previsto para este mês de novembro e envolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações voltadas à comunidade, alinhadas às diretrizes nacionais de equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é inédita na Instituição e reforça o compromisso da UnirG com a formação de estudantes em condições de igualdade e com ampliação de oportunidades acadêmicas.
Sobre o AfirmaSUS
As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas podem inscrever projetos por meio de editais específicos, que reservam 25% das vagas para a região da Amazônia Legal. Após aprovação dos projetos, as instituições selecionam estudantes e docentes para compor os grupos. (*)
(Com informações do site https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/afirmasus)*
Texto: acadêmico de Jornalismo - João Paulo Gonçalo
Edição: Giselli Raffi – Jornalista - Ascom