Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
01 de Outubro de 2025
Os acadêmicos de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG irão promover no dia 25 de outubro, o XII Simpósio da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia - Lago. As inscrições já estão abertas e nesta quarta-feira, 01, os estudantes realizaram uma ação no campus II, alusiva ao “Outubro Rosa”, para atrair os participantes ao evento.
A campanha tem como objetivo sensibilizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
Segundo a coordenadora de Medicina, Drª Fabiana Cândida, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres no mundo e o diagnóstico precoce aumenta as chances de sobrevida. Ela destacou que o Simpósio é também uma oportunidade para promover debates científicos com acadêmicos e especialistas renomados no Brasil e no exterior.
“O evento contará com palestrantes renomados de São Paulo, Minas Gerais e Palmas. Durante todo o mês, os acadêmicos da Lago irão também desenvolver ações voltadas à saúde da mulher, como coleta de citologia, orientações preventivas e atendimentos no Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG, que já são realizadas semanalmente, às quintas-feiras”, disse a coordenadora.
A presidente da Lago, Gabriela Oliveira, explicou que a Liga promove ainda campanhas educativas em escolas, unidades de saúde e no próprio Ambulatório. Para ela, a atuação na Liga possibilita vivência prática, produção científica e visibilidade acadêmica. “Podemos acompanhar a saúde da mulher em todas as fases da vida, o que nos dá uma base educacional e humana muito robusta para a nossa formação profissional”, destacou.
Já a professora e ginecologista, Drª Priscila Barbosa, ressaltou a importância do Simpósio no contexto do “Outubro Rosa”. Para ela, o mês simboliza o cuidado com a saúde feminina e a valorização da autoestima. “O câncer de mama mexe diretamente com a estética e, consequentemente, com a autoestima da mulher. O uso da cor rosa remete à feminilidade e reforça o alerta sobre a prevenção da doença”, afirmou.
A docente ainda alertou para a necessidade de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. “Apesar dos avanços, muitas mulheres deixam de realizar os exames preventivos, seja por falta de tempo, timidez ou por desconforto com o procedimento. Precisamos reforçar cada vez mais a importância desse cuidado”, completou.
XII SIMPÓSIO LAGO
DIA: 25/10
LOCAL: auditório do Sesc
INSCRIÇÃO: @lagounirg
VALOR: R$ 40,00 + 2Kg de alimentos não perecíveis que serão doados ao Mesa Brasil - Sesc
Texto: Giselli Raffi - Ascom
Fotos: Haylma Jayne - Ascom