Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
25 de Setembro de 2025
Estão abertas as inscrições para a oficina científica “Bioestatística em Pesquisa”, que será realizada no dia 14 de outubro, às 19h30, na sala de apoio do campus de Paraíso da Universidade de Gurupi - UnirG.
A oficina será ministrada pelo professor Dr Mateus Silva Santos, que é biomédico, Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás - UFG com ênfase na área de genética, biologia molecular e bioinformática.
São ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do link: https://iow.unirg.edu.br/eventos/evento.php?e=10885.
O minicurso tem como objetivo introduzir estudantes de Medicina à bioestatística, apresentando desde conceitos básicos até testes de hipóteses, correlação, regressão e análise crítica de artigos. Os acadêmicos aprenderão como aplicar métodos estatísticos em estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e na prática baseada em evidências, utilizando a estatística como ferramenta de raciocínio clínico.
De acordo com a coordenadora do Programa de Extensão Educacional em Medicina - Promed, Ma. Sávia Denise S. Carlotto Herrera, a ênfase será na aplicabilidade prática, estimulando a leitura crítica da literatura médica. “Esse curso vai preparar o futuro médico para tomar decisões mais seguras e bem fundamentadas, ajudando a desenvolver competências que são essenciais para a prática clínica, para a pesquisa científica e também para a atuação em saúde pública”, afirmou Herrera.
A ação faz parte do Promed, que é o primeiro programa de extensão em Medicina da UnirG. Ele integra ensino, pesquisa e extensão. Além de formar futuros médicos, fortalece o conhecimento e leva benefícios diretos à comunidade do Vale do Araguaia, reafirmando o compromisso da UnirG com a transformação social.
Nathália Costa - UnirG Ascom