Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Setembro de 2025
A jornalista Nathália Costa, formada pela Universidade de Gurupi – UnirG, teve sua pesquisa aprovada para publicação na Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social (Iniciacom). A edição será lançada durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que teve início nesta segunda-feira, 1º, e segue até sexta-feira, 5.
O artigo intitulado “Jornalismo em tempos de Infodemia: desafios profissionais na região sul do Tocantins” integra o dossiê “(Re)Pensar a Comunicação como campo de conhecimento, formação e prática profissional” da revista.
Conforme a jornalista, a pesquisa surgiu a partir da vivência em um projeto de extensão do curso de Jornalismo. “Durante essa iniciativa, foram realizadas atividades de análise de notícias falsas e ações educativas em escolas, reforçando a importância da verificação das informações, e principalmente, a responsabilidade do jornalismo”, relatou Costa.
A coautora do trabalho, Dra. Carol dos Anjos, professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), explicou o conceito de infodemia: “O termo ganhou força após a publicação da OMS durante a pandemia, para definir esse conjunto de informações que chegam em excesso, gerando ansiedade e exigindo, do público e dos jornalistas, a capacidade de selecionar o que é ou não verdadeiro, o que foi devidamente apurado e o que pode ser considerado notícia”.
Carol dos Anjos relatou que a pesquisa tem origem no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa. “Tive a honra, alegria e orgulho de orientá-la quando era professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG. Na época, o trabalho foi elogiado pela professora Ana Flávia Marques, doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), que sugeriu encaminhamento para o mestrado. Agora, o trabalho voltou a ser reconhecido pela comissão da Iniciacom pela atualidade da pesquisa”, destacou.
“A professora Carol teve papel fundamental nesse processo, orientando e incentivando o desenvolvimento do estudo. É motivo de grande orgulho saber que a pesquisa alcançou essa dimensão acadêmica e social”, frisou Nathália.
Sobre a Revista
A Iniciacom é uma publicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), voltada para textos inéditos produzidos por recém-formados ou estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins.
De acordo com Carol dos Anjos, a revista tem papel fundamental na formação científica. “A publicação é importante porque oferece aos iniciantes a oportunidade de dar os primeiros passos na carreira acadêmica, com qualidade e rigor. Mesmo sendo voltada para a iniciação, os artigos passam pela avaliação de dois pareceristas doutores e por uma decisão editorial, antes da aprovação final”, explicou.
O trabalho também destaca um momento de transição para os profissionais, que deixaram as redações para atuar em regime de home office, em paralelo à plataformização da sociedade. “Essa nova realidade exige que o jornalista gerencie o próprio tempo, domine ferramentas digitais e estabeleça novas rotinas de trabalho. Além disso, a pesquisa evidencia a relevância do tripé ensino, pesquisa e extensão, sobretudo em um processo de formação de pesquisadores em regiões fora do eixo central do País”, frisou a coautora.