Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Julho de 2025
“Tudo começou com um sonho”. É assim que muitas trajetórias de superação se iniciam na Universidade de Gurupi - UnirG. No caso das egressas de Direito, Gabriela Ferreira e Janielly Saraiva, esse sonho tinha nome: a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, por meio da justiça.
Vindas de contextos distintos, mas com a mesma sede de transformação, as duas advogadas se conheceram nos corredores da UnirG. Durante os cinco anos de graduação, construíram não apenas uma amizade, mas também o alicerce de um futuro promissor. Hoje, elas dividem um escritório de advocacia em Gurupi “Ferreira & Saraiva Advocacia”, especializado em Direito Trabalhista e Previdenciário.
“A área trabalhista era um desejo desde a graduação, inclusive, foi nosso tema para aprovação na OAB e ainda, a qual minha sócia se especializou. Já eu me apaixonei pelo previdenciário, devido ao contato que tive durante meu estágio”, relembra Gabriela Ferreira.
Ferreira reforça que toda conquista exige muito foco e determinação e que ela iniciou a formação enfrentando uma grande barreira: o medo e a insegurança, assim que concluiu o ensino médio, aos 17 anos. “Cursar Direito sempre foi meu sonho, mas que parecia distante. Enfrentei inseguranças desde o início. Hoje, ver nosso escritório estruturado e trabalhar com o que amo mostra que tudo valeu a pena”, afirma Gabriela.
Ela ressalta ainda que na UnirG, houve não somente a formação técnica, mas também o acolhimento humano que tanto fez diferença na sua trajetória. “Conciliar estudo, estágio, vida pessoal e o TCC foi desafiador, mas cada esforço construiu a base do que temos hoje. Por vezes, achei que não daria conta, mas a experiência que conquistei foi importante para alcançar êxito. Aprendi muito na faculdade, com o incentivo dos meus professores”, acrescentou Gabriela.
Dois anos após a formatura, as amigas decidiram empreender juntas. A parceria, iniciada ainda na graduação, foi o ponto de partida para um negócio com propósito. “Ainda na graduação fazíamos trabalhos juntas e isso foi decisivo para nos dar coragem para continuar nossa parceria. Sempre sonhamos com um espaço nosso. Sabíamos dos desafios, mas a vontade de crescer juntas nos motivou a seguir adiante”, disse.
Força feminina
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as mulheres já representam 59,9% dos concluintes do ensino superior no Brasil. Esse avanço tem impacto direto no desenvolvimento social, pois a escolaridade feminina está associada à redução da pobreza, aumento da renda familiar e melhorias em saúde e educação para as próximas gerações. Ainda assim, muitas enfrentam desafios como a jornada tripla entre trabalho, casa e estudos.
Janielly vivenciou isso de perto. “Ser mãe, estudar e trabalhar ao mesmo tempo exigiu renúncias. Mas cada conquista hoje é motivo de orgulho, e prova de que o esforço vale a pena”.
Ela também reforça a importância da persistência. “Muitas vezes precisei abrir mão de momentos em família para estudar, mas sempre tive em mente que era um esforço temporário, por um proposito maior. Hoje, cada conquista é motivo de orgulho para mim e para minha família”, conta Saraiva.
A história das egressas, Gabriela e Janielly é um exemplo do poder transformador da educação e da força do protagonismo feminino. Elas mostram que é possível vencer barreiras com coragem, dedicação e parceria.
“Buscar uma formação exige força em dobro. Nós aprendemos a nos dividir em mil tarefas sem perder o foco. Não é fácil, mas carrego tudo isso com muito amor e vontade de vencer. No final, a conquista é individual e de todos que nos apoia”, completou Janielly.
A UnirG, ao longo desses 40 anos, tem sido palco de relatos inspiradores, formando profissionais preparados para transformar suas realidades. A série de matérias “Egressos que Inspiram” pretende dar voz a esses relatos, celebrando essas trajetórias, reforçando o papel da universidade como instrumento de transformação social.
Texto: Giselli Raffi
Fotos: Haylma Jayne