Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
15 de Julho de 2025
A Revista Científica Cereus da Universidade de Gurupi - UnirG, publicou ontem, 14, uma edição extraordinária com projetos extensionistas realizados no primeiro semestre deste ano.
Esta edição traz resumos da mostra de extensão desenvolvidos nos componentes curriculares Integração Universidade, Serviço e Comunidade - IUSC e Atividades Integradoras AI. A ideia é a de promover a produção acadêmica e a extensão curricularizada, um compromisso que conecta teoria e ação concreta junto à comunidade.
De acordo com um dos coordenadores e preceptores da IUSC, Francisco Donato, a pesquisa na Instituição é integrada desde os primeiros períodos. “Na UnirG, estudantes são incentivados desde cedo a unir ensino, pesquisa e extensão. Com apoio de professores engajados, protagonizam ações inovadoras e de impacto social, fortalecendo a formação cidadã e crítica dentro e fora da universidade”, destacou Donato.
Cada resumo publicado carrega o compromisso com o desenvolvimento humano, coletivo e ético. Mais do que relatórios de atividades, são registros de experiências que impulsionaram mudanças reais, nos estudantes e nas comunidades envolvidas.
Conforme o editor geral da Revista e professor, Drº Vinicius Lopes Marinho, a publicação dos resumos é de extrema importância. “Ao divulgar esses trabalhos, fortalece-se o reconhecimento da extensão como parte essencial da formação universitária e promove-se a troca de experiências. Além disso, registrar essas iniciativas numa revista como a Cereus, contribui para a valorização do conhecimento produzido em contextos sociais diversos, ampliando seu alcance e impacto”, afirmou.
A publicação reúne trabalhos organizados em cinco eixos temáticos que evidenciam a potência da universidade em movimento:
Comunicação e Educação
Projetos que aplicaram metodologias ativas, promoveram a inclusão e estimularam a diversidade cultural, com destaque para ações em escolas públicas e espaços comunitários, onde o diálogo e a troca de saberes foram protagonistas.
Patrimônio Artístico e Cultural
Iniciativas que valorizaram o pertencimento e a identidade, resgatando tradições locais, promovendo expressões artísticas e destacando a cultura como ferramenta de transformação social.
Saúde e Bem-estar
Atividades voltadas à promoção da saúde integral, com foco em saúde mental, práticas preventivas, autocuidado e atenção a grupos vulneráveis, reafirmando o papel da UnirG na construção de uma sociedade mais justa e saudável.
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Projetos que mobilizaram comunidades para práticas sustentáveis, estimularam o consumo consciente e plantaram sementes de responsabilidade ambiental entre crianças, jovens e adultos.
Direitos Humanos e Igualdade Étnico-Racial
Ações que enfrentaram desigualdades, combateram preconceitos e promoveram a equidade e o respeito à diversidade, consolidando a universidade como espaço de inclusão e justiça social.
Confira a publicação completa AQUI.
Nathália Costa - Ascom UnirG