Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Pesquisadores da UnirG participam de estudo de combate ao mosquito Aedes aegypti


25 de Junho de 2025



O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade de Gurupi - UnirG, PhD. Walmirton Bezerra D'Alessandro, juntamente com a participação de acadêmicos de Medicina da Instituição, participam de uma pesquisa relacionada à criação de um dispositivo impresso em 3D que atrai e combate o mosquito Aedes aegypti.

A equipe multidisciplinar é composta ainda por professores de diversas áreas da UnirG, além da participação de professores de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Tocantins - IFTO, evidenciando a força da colaboração entre ensino superior e pesquisa aplicada.

A pesquisa integra, há dois anos, o Edital Centelha, a qual foi inscrita a Startup Wasi Biotech. Das 150 ideias mais promissoras na primeira fase da seleção no Tocantins, a Startup conquistou o segundo lugar.

Com um aporte de R$ 53 mil em recursos financeiros e R$ 26 mil em bolsas, a equipe iniciou o projeto e concretizou uma solução inovadora e de impacto social: um dispositivo impresso em 3D capaz de atrair e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya.

Conforme o pró-reitor e pesquisador da Instituição, investir em pesquisa é investir no futuro. “A produção científica é um processo sério que demanda estrutura, incentivo e compromisso institucional para gerar inovação, desenvolvimento e transformação social. Reforça ainda, o compromisso da Universidade em estimular a criação de startups inovadoras, capazes de gerar soluções concretas para os desafios sociais, ambientais e tecnológicos da região”, afirmou D’Alessandro. 

“A equipe da WASI Biotech agradece à Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins pelo incentivo financeiro, fundamental para a aquisição dos equipamentos e a concessão das bolsas de estudos que viabilizaram o desenvolvimento do projeto”, reforçou o professor.

A iniciativa reforça o potencial das diferentes áreas da saúde e da tecnologia, como a impressão 3D e a Internet das Coisas (IoT), como aliadas estratégicas no enfrentamento de problemas de saúde pública. Demonstra também como o incentivo à ciência, à inovação e ao empreendedorismo é capaz de transformar ideias em soluções concretas e de alto impacto social.

 

(Fotos: arquivo pessoal)

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais