Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho: a importância do Técnico em Segurança e Saúde na UnirG

29 de Abril de 2024

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho devido a um incêndio que ocorreu em uma mina de carvão nos EUA, no estado da Virgínia, em novembro de 1968, e vitimou trabalhadores.

No Tocantins somente este ano já foram registrados 860 casos de acidente de trabalho, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Segundo a técnica em segurança do trabalho da Universidade de Gurupi - UnirG Christyana Ferreira, “a importância da prevenção no ambiente laboral é importante para minimizar ou até neutralizar os acidentes tanto, físico, químico, biológico ou ergonômicos” .

Os trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentre os mais conhecidos, estão a prevenção de doenças e acidentes de trabalho dentro da instituição e inspeção  de no ambiente laboral. “Também é realizado um trabalho de “bastidores” que é a parte burocrática. É preciso repassar informações aos órgãos competentes e enviar toda a documentação necessária para a previdência social, por exemplo”, completou a técnica.

Christyana reforça ainda a importância da participação dos servidores em ações, capacitações  e treinamentos oferecidos pelo departamento e a UnirG. “É de grande relevância a implementação de ações que minimizem os acidentes e tragam benefícios para a saúde da instituição e bem-estar para o servidor e a toda comunidade acadêmica”.

A técnica da UnirG recomenda que em caso de acidente sem gravidade, ocorrido dentro da Instituição, a pessoa deve procurar os coordenadores ou gestores para que seja aberta a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Para os casos mais graves, ela deve procurar primeiro uma ajuda especializada.

Semana de Saúde dos Servidores

Constantemente a Instituição realiza capacitações e ações com o intuito de sensibilizar os profissionais que trabalham na UnirG para a prevenção. Entre os dias 6 e 8 de maio será realizada a  2ª edição da Semana de Saúde dos Servidores da UnirG. Na ocasião, serão realizadas diversas palestras entre elas estarão temas sobre primeiros socorros e combate a incêndio.

Para participar o interessado deve fazer a inscrição no endereço https://iow.unirg.edu.br/eventos/, na Plataforma IOW). A capacitação é voltada para servidores e estagiários da Instituição.

(Texto: colaboração da estudante do 7º período de Jornalismo, Thais Lira)

(Fotos: arquivo pessoal da última capacitação em segurança do trabalho)