Casa de Cultura da UnirG completa 20 anos

28 de Julho de 2023

Há duas décadas a Universidade de Gurupi – UnirG é destaque na produção de cultura no município e região. A Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto completou neste mês, 20 anos dedicados à popularização das manifestações artísticas pela inserção do conhecimento em todas as camadas da comunidade.

A casa de Cultura realiza mais de 800 atendimentos por ano. A estimativa é de que, desde a criação do projeto em 2003, o número ultrapasse 4.000 pessoas atendidas. Há ainda um extenso público envolvido nas apresentações artísticas de espetáculos de forma interna e externa à Instituição.

Atualmente, são ofertadas oficinas artísticas de balé, artes plásticas, jazz dance, violão, teatro, orquestra de cordas, piano e teclado. As atividades contam ainda com dois grupos, compostos por professores e alunos da UnirG.

Para a coordenadora da Casa de Cultura, Elisangela Duarte, “a grandeza desse projeto tem como pano de fundo a proposta de promover a formação cidadã, o acesso ao conhecimento e a democratização do ensino das diferentes áreas artísticas”.

Saiba a história

Idealizada pelo maestro Benvenuto, a Casa de Cultura foi criada em 18 de julho de 2023. Hoje, é um projeto de extensão da UnirG, mantida pela Fundação UnirG e ligada diretamente à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudanti
(Proecae).

Dentre os professores que contribuíram com o maestro na formatação da ideia, participaram Mira Benvenuto e Audimar Dionízio. Em seu projeto original, o objetivo da Casa é de planejar, executar e avaliar a política artístico-cultural (música, teatro, dança e artes plásticas) da UnirG para os talentos revelados na região, abrangendo não apenas o universo acadêmico, como também, toda a comunidade.

“A Casa de Cultura utiliza a arte como ferramenta para despertar o processo de criação, levando o envolvido a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorando o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas”, frisou Duarte.

Alguns destaques

- Ciranda das ArtesEm fevereiro de 2012, na gestão da coordenadora Sheyla Carvalho, foi firmada uma parceria com empresas locais possibilitando a criação do projeto Ciranda das Artes. Com o objetivo de levar à comunidade escolar pública de Gurupi, o aprendizado de música e artes plásticas. O intuito foi ainda, de buscar a formação da cidadania por meio da cultura, arte e educação, em situação de vulnerabilidade social e de aprendizagem.

Orquestra Jovem de Cordas – O principal destaque do projeto Ciranda das Artes, contemplando por anos o ensino coletivo de cordas friccionadas, produzida pela Casa de Cultura sob a regência de Jonatas Araújo. Em 2015, ao participar de uma apresentação em Palmas, a orquestra foi regida pelo ícone João Carlos Martins.

Reestruturação dos trabalhos – em 2020, sob a coordenação do professor Audimar Dionízio, foram firmadas parcerias com as secretarias municipais de Educação e Cultura de Gurupi e com um grupo empresarial da cidade, possibilitando a reestruturação do trabalho ofertado. Os atendimentos gratuitos foram ampliados e criados novos grupos artísticos compostos por professores da Casa de Cultura, da Secretaria de Cultura e alunos de escolas públicas. Os participantes que compunham as oficinas foram agraciados com uma bolsa auxílio para incentivo ao potencial artístico.

Comemoração do aniversário

Neste semestre, em paralelo às aulas cotidianas, a Casa de Cultura estará voltada para os preparativos da grande Mostra Cultural que será apresentada em dezembro, abordando a sua trajetória nessas duas décadas, por meio das apresentações artísticas diversas.

“Ao longo desses 20 anos, temos atendidos milhares de pessoas por meio de projetos e parcerias com órgãos e instituições públicas
e privadas que valorizam e investem na promoção da cultura fazendo com que essa, seja assistida aos mais diversos segmentos sociais do nosso município, de forma integrada e participativa”, concluiu Elizangela Duarte.