Aberta a programação da Semana Cultural 2021

10 de Dezembro de 2021

Na primeira noite da Semana Cultural 2021, realizada ontem, 10, no Centro de Convenções Mauro Cunha, a comunidade de Gurupi teve a oportunidade de conhecer os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas áreas de dança e artes plásticas, na Mostra Cultural da Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto, da Universidade de Gurupi - UnirG. O curso de Pedagogia também participou do evento, com o Lounge Cultural.

O coordenador da Casa de Cultura, professor Me. Audminar Dionísio, disse que “o diferencial desse ano são as estreias dos grupos artísticos. É um trabalho mais profissional, com criação técnica, temática e artística com um maior grau de eficácia. Os grupos são formados por artistas que já estão no mercado de trabalho. Além disso, o público vai conhecer o resultado das oficinas desenvolvidas ao longo do ano. É um momento de alegria e celebração, de um encontro de arte”.

A importância da Casa de Cultura foi ressaltada pela Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae), Ma. Miréia Aparecida Bezerra. “A Casa de Cultura é o nosso grande departamento de extensão, de muita importância para a UnirG. Ela integra a Arte e Cultura entre comunidade acadêmica e expande para toda a sociedade, pois essas são áreas fundamentais para a formação do cidadão”, disse.

O vice-reitor da UnirG, Me. Jeann Bruno Ferreira, reforçou que “a Mostra é uma forma de tornar público o trabalho que a universidade vem desenvolvendo. Em sua missão, a UnirG colabora com o desenvolvimento social e ela cumpre seu papel ao expor resultados dessa natureza”.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirmou que eventos dessa magnitude são válidos para que a comunidade conheça melhor o que é a UnirG. “Nossa universidade não atua apenas na oferta de formação superior, ela transcende tudo isso, pois também se preocupa em formar o cidadão em diferentes etapas da vida. Desde que foi criada, em 1985, tem desenvolvido ações relevantes e os resultados são visíveis”, disse.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, lembrou o empenho dos professores na preparação da Mostra e a importância do trabalho que é desenvolvido por eles. “A Casa de Cultura atende os acadêmicos e a comunidade de forma magnífica, e a Mostra também é uma contribuição social fundamental na área da cultura. Mesmo durante a pandemia os professores não interromperam suas atividades, fizeram adaptações e, com muito empenho, fizeram um bom trabalho”, destacou.

Para os pais que visitaram a Mostra, o sentimento é de satisfação. Andréia Fava assistiu a apresentação de ballet e apreciou a tela pintada pela filha, a Sofia Fava, de 11 anos.

“Percebemos que ela se desenvolveu muito depois que começou a participar das oficinas da Casa de Cultura, tanto no ballet quanto nas artes plásticas. Ela começou com dois anos e meio na dança, e com sete anos na pintura e, ao longo desse tempo, ganhou muita desenvoltura e coordenação motora. Todos os anos fazemos questão que ela participe da Mostra Cultural”, disse Andréia Fava.

Na programação da noite, o grupo de dança Corpore apresentou o espetáculo Sentimentos ao Vento, baseado no poema “O encontro dos sentimentos”, do poeta Bráulio Bessa, que possui como narrativa o diálogo dos sentimentos em busca de restaurar a paz no mundo. Houve ainda apresentações de ballet, dança contemporânea e danças urbanas. Acadêmicos da disciplina de Dança, do curso de Educação Física, também participaram da Mostra, apresentando a coreografia "Celebração Indígena".

No hall de entrada, o público também apreciou uma exposição de 10 telas pintadas pela turma de Artes Plásticas sob a supervisão do professor Henrique Viegas. As obras foram feitas a partir da técnica espátula sobre tela, com releituras de Sumaree Nunsang.

Hoje, 10, a Mosta Cultural da Casa de Cultura será encerrada com apresentações de Teatro e Música, além da exposição de Artes Plásticas.

A equipe da Casa de Cultura é composta pelos seguintes professores, sob a coordenação do professor Me. Audimar Dionizio:

Adriana Rabelo - Professora de Balé

Rafaela Rodrigues - Professora de Dança Moderna

Eberson Gomes - Professor de Danças Urbanas

Moisés Ribeiro - Professor de Piano e Teclado

Matheus Jonathan - Professor de Orquestra

Henrique Viegas - Professor de Artes Plásticas

A Semana Cultural 2021 será encerrada amanhã, 11, com VI Sing Your Song, Festival de Música em Língua Inglesa, promovido pelo curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. As apresentações serão realizadas às 19h, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi. Doze candidatos concorrem na categoria amador e três na categoria profissional. Saiba mais clicando aqui

Redação: Meiry Bezerra

Fotos: João Neri