Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Intervenção de assistente social do CER de Gurupi garante aparelho auditivo para paciente com TEA


20 de Fevereiro de 2026



O trabalho articulado da equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Gurupi, resultou em melhores condições para o desenvolvimento e qualidade de vida de um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também apresenta comprometimento na fala e na audição. Após intervenção e mediação da assistente social, Ivanice Pires Aguiar, com a Regulação de Saúde de Gurupi, o pequeno Ezequiel Ribeiro Adriano, de 7 anos de idade, passou por avaliação com equipe especializada em Palmas, onde recebeu na última semana, um aparelho auditivo.

A emoção marcou o momento da entrega do aparelho, em Palmas. De acordo com a assistente social, o paciente demonstrou alegria imediata ao experimentar o novo recurso. “Antes ele não tinha esse sorriso. A alegria maior foi que, no dia em que recebeu o aparelho, ele me encontrou lá em Palmas e foi logo me abraçando, coisa que não fazia antes”, relatou a assistente 

A profissional mencionou que a família já aguardava o encaminhamento e a mãe de Ezequiel, Iris Fernanda Fonseca Ribeiro, relembrou o processo, frisando que Ezequiel passou também por consultas com neurologista e otorrinolaringologista que solicitaram os exames. “Com isso, descobrimos que meu filho teve 70% de perda auditiva, sendo necessário usar o aparelho”, descreveu. 

“O meu filho está vivendo algo extraordinário. Agora, ele ouve as músicas que ele ama, conversa com o irmãozinho e assiste os desenhos que há anos conhecia apenas as imagens. Antes ele me perguntava o que os personagens falavam. Hoje, ele não depende mais de mim para entender os filmes. Fico emocionada quando os passarinhos cantam em volta de casa e ele sai correndo para ver qual está cantando”, afirmou Iris.

“Após a adaptação inicial, o menino passou a explorar os sons ao seu redor, batendo levemente em objetos para ouvir as diferentes respostas sonoras. Uma cena emocionante para todos nós”, disse Ivanice Aguiar.

Atendimento multiprofissional

“Durante o acompanhamento social, articulado aos atendimentos especializados nas áreas de psicologia e hidroterapia, foi observado que o paciente apresentava outras necessidades que demandaram a intervenção e mediação para favorecer sua evolução e desenvolvimento”, disse a profissional.

“Para mim é gratificante desenvolver um trabalho de acolhimento, orientação e acompanhamento, cumprir meu papel com compromisso e dedicação e perceber que aquilo que consideramos apenas o mínimo pode representar tanto na vida da pessoa”, destacou a assistente social.

O CER de Gurupi atende duas modalidades: deficiência intelectual e deficiência física. O acesso aos serviços ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o encaminhamento à Regulação Municipal de Saúde, responsável por direcionar o paciente ao CER. Após o encaminhamento, o usuário passa por avaliação da equipe multiprofissional para identificação de suas necessidades específicas.

O Centro conta com profissionais nas áreas de neuropediatria, psiquiatria, ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, neuropsicologia e Serviço Social.

Dentro dessa estrutura, o papel da assistente social vai desde o acolhimento e orientação das famílias até o acompanhamento contínuo, encaminhamentos e articulação entre as redes de atendimento. A profissional também atua na garantia de direitos dos usuários e na integração entre os membros da equipe do CER, buscando a melhor evolução clínica e social do paciente.

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais