essay of education dissertation constitution rigide souple sat essay grading service tax dissertation help essay on goals in life
Publicado em 08 Junho 2018

Na manhã de ontem, 07, foi realizada a primeira ação do projeto Letramento Científico, com a visita de 15 estudantes do primeiro ano da Escola Municipal Antônio Lino de Souza ao laboratório de química do Centro Universitário UnirG. Essa é uma das áreas do Programa Inova Gurupi, que tem como foco a formação de pessoas na área científica e na área empreendedora.

1aLetramento Cienfico“Em todo o mundo existe a compreensão de que ao formar o pensamento científico desde o início, os futuros adultos estarão mais preparados para solucionar os problemas do meio. Dessa forma, nosso objetivo é preparar as crianças para que possam conduzir o desenvolvimento econômico e social futuramente”, explica a coordenadora do Inova Gurupi, professora Me. Adriana Terra.

1aLetramentoCientifico1

Esse é um projeto piloto, que atualmente atende 38 alunos. A perspectiva é de que as atividades sejam expandidas para as demais escolas do município. Até o fim do ano, as crianças participarão da atividades quinzenais em laboratórios da Universidade Federal do Tocantins, UnirG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

“A primeira intervenção foi para orientar as crianças sobre como devem se comportar em um laboratório e as regras de utilização. A partir disso terão início os experimentos nos laboratórios, em que os alunos irão aprender os princípios de uma pesquisa e as suas etapas. Com essas vivências as crianças estarão mais familiarizadas com a universidade, compreendendo que futuramente poderão estar em um curso superior, 1aLetramentoCientifoco2aprendendo e produzindo ciência”, disse a coordenadora do projeto Letramento Científico na UnirG, Drª Marise Suzuki.

Professores de diversas áreas da UFT, UnirG e IFTO serão convidados a integrar o projeto, realizando atividades e experimentos com as crianças.

Neima Araujo, diretora da Escola Municipal Antônio Lino de Souza, explica que o projeto traz muitos ganhos para os estudantes. “Ficamos muito felizes por termos sido convidados a integrar um projeto dessa natureza. É uma oportunidade excelente que as crianças estão tendo de conhecer o universo científico e tendo esse contato com as Instituições de Ensino Superior desde cedo”.

A escola também sedia ações do Programa Educação Empreendedora, que tem a intenção de despertar empreendedorismo, a criatividade, a iniciativa para a solução de problemas e estimular a educação financeira.