william northcutt phd dissertation write five paragraph essay dissertation consulting services illegal divorce essay conclusion essay writing website reviews
Publicado em 09 Novembro 2017

No próximo dia 13, às 14h, serão encerrados os fóruns deliberativos para a construção do novo regimento acadêmico da UnirG. O último tema abordado Regime Disciplinar – Docente e Discente será no auditório do Campus I da Instituição.

fórum 1

De acordo com o presidente da Comissão, Dr. Marcos Gontijo, o novo regimento apresenta um documento que moderniza a questão disciplinar na Instituição. “Com a implantação desse documento as ações poderão ser mais rápidas. O texto traz uma forma mais ágil e objetiva de apurar os fatos disciplinares, bem como também agiliza a instauração do processo e a punição dos possíveis envolvidos”, destacou.

Podem participar os três segmentos da Instituição: professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos. Durante os fóruns deliberativos são votadas as propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalhos formados durante os fóruns propositivos, realizados em setembro.

Ao todo serão sete fóruns deliberativos realizados. O primeiro foi em 25 de setembro. Já os Fóruns Propositivos ocorreram em 13 e 14 de setembro.

Conforme Gontijo, após esse período de votação o documento passará por avaliação de legalidade, pela Procuradoria Jurídica da Instituição e será avaliado pelo Conselho Acadêmico Superior do Centro Universitário UnirG (Consup). “Posteriormente será encaminhada a proposta de alteração de lei, para a Câmara de Vereadores de Gurupi”, frisou.

Conheça alguns dos tópicos aprovados em votação nos Fóruns Deliberativos:

- Criação da Pró-Reitoria de Planejamento - para que haja um planejamento institucional formalizado, planejar novos cursos, novas ações e abertura e fechamento de departamentos, dentre outros. É uma otimização a curto, médio e longo prazo.

- Criação da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento Estudantil - para organizar ações voltadas para a comunidade acadêmica, como atividades esportivas, organizar o Projeto Cidadão Universitário e ainda, com o intuito de estudar motivos de evasão de acadêmicos.

- Eleição do Conselho Superior - Cada curso terá sua própria eleição e escolherá um representante para o Conselho. Anteriormente havia uma eleição única e os professores mais votados se tornavam os membros. Agora, o Consup será mais democrático e representado pelos cursos da Instituição.

- Critérios de avaliação docente para progressão em carreira - Ao longo da sua carreira o professor pode desempenhar diversas funções, como pesquisador, extensionista, exercer atividades de gestão e classista. A partir dessas atividades ele será avaliado para finalidade de progressão e acréscimo de salário. Atualmente a progressão é feita automaticamente por tempo de serviço e independe da produtividade e das atividades que o professor exerceu no período. O produzir e publicar artigos científicos e não tiver faltas conquistará mais progressões. É um estímulo para o bom professor e para melhores aulas.

- Adequação da média semestral para alunos – A média semestral para aprovação do aluno passaria de 7,5 para 6,0 (computada a soma das N1 e N2 dividida por dois). Assim será alinhada com as universidades federais e isso não significa que a UnirG vai perder qualidade, pois o professor deverá fazer uma avaliação mais minuciosa do aprendizado do aluno.

- Implantação de programas de pós-graduação Stricto sensu - mestrado, doutorado e pós-doutorado. Atualmente a Instituição oferta pós-graduação lato sensu.