Publicado em 07 Abril 2017

Foi realizado na última quarta-feira, 05, em Araguaína (TO), o 1º Fórum Estadual de Política sobre Drogas. Acadêmicos de Psicologia do Centro Universitário UnirG participaram do evento à convite do Conselho Municipal de Álcool e Drogas de Gurupi (COMAD).

 

6f09b12d-e386-4f76-ba15-a89f508c3972O Fórum teve o objetivo de apresentar e discutir as diretrizes da Política Estadual sobre Álcool e outras Drogas do Tocantins, apoiar a implantação e estruturação dos conselhos municipais sobre drogas. Teve ainda a proposta de ajudar a desenvolver programas municipais e políticas públicas sobre o tema no plano de trabalho para o fortalecimento da Política Estadual e Municipal sobre Drogas.

 

De acordo com a estudante Amanda Batista Reis, “o fórum trouxe debates importantes sobre a prevenção do uso de drogas, tratamento e reinserção social dos usuários e ainda sobre a assistência social e a justiça”.


0fe29f46-e5f2-443a-8aa4-684ab35df4c2“Aprendemos muito e conhecemos melhor a realidade das instituições publicas. Nós devemos abraçar a causa e, não somente criar propostas, mas irmos à luta para que essas propostas possam ser concretizadas. O álcool e outras drogas não são problemas 
exclusivos  de um órgão publico, mas de todo o Estado. Devemos trabalhar para que tenhamos sucesso na busca de qualidade de vida para a população”, frisou a acadêmica Lilian Cristina da Silva Romão.                    

  

De acordo com a coordenadora de estágio do curso de Psicologia, Dulcimara Moraes, a participação dos alunos no evento inicia os trabalhos para a formação da Liga de Álcool e Drogas no curso de Psicologia da UnirG.         

  

O fórum é uma realização dos Centros Regionais de Referência sobre Drogas, da Universidade Federal do Tocantins, do Conselho Estadual sobre Drogas do Tocantins (Conesd/TO) e do Colegiado de Presidentes dos Conselhos Municipais de Política sobre Drogas, com apoio da Prefeitura de Araguaína.