phd thesis copyright dissertation consumer behaviour recession essays about the holocaust scholarship essay for college students do my biology assignment
Publicado em 06 Abril 2017

Na última semana, os acadêmicos de Psicologia da UnirG realizaram o III Torneio de Summaê. A disputa possibilitou de forma descontraída e dinâmica reforçar o aprendizado. A atividade ocorreu no campus II.

III SummaeO Torneio tem como objetivo revisar o conteúdo ministrado em sala de aula, na semana que antecede as provas de uma forma dinamizada e descontraída. A ação foi desenvolvida como parte da disciplina Teorias da Personalidade e contou com a participação de 17 estudantes.

A competição é organizada por equipes de cores, tais como: azul, amarelo, verde e vermelho. Cada equipe respondeu 14 questões referentes aos teóricos estudados: Freud e Jung.

Segundo a professora responsável pela disciplina, Kennya Santos Teixeira, utiliza-se como critério de desempate as perguntas surpresas, assim como os gritos de guerra da cada equipe.

“A equipe escolhe o competidor do seu time para desafiar a cor adversária. Os escolhidos se sentam de costas um para o outro, tendo o auxílio de fichas para levantar as respostas correspondentes a: verdadeiro, falso ou A, B e C”, explicou a professora.

Uma pergunta é sorteada e os participantes têm dez segundos para responder a questão.  Casosummae III ambos errarem, recebem mais 15 segundos para serem ajudados pela sua turma. Cada grupo organiza seu espaço, utilizando a criatividade.

“A ação possibilita aos acadêmicos sair da rotina, atingindo o objetivo de ensino-aprendizagem, propiciando um aprendizado compartilhado, além de conhecer o outro. Os colegas devem estar caracterizados conforme como o que define a sua personalidade, havendo um autoconhecimento do seu self real ou ideal”, acrescentou a professora.

Para a estudante Ana Caroline de Andrade, mesmo que os participantes sejam da mesma turma, a experiência de cunho competitivo a fez ter maior dedicação para alcançar a vitória. “É uma forma de aprendermos ainda mais com descontração o conteúdo da prova. O Torneio é muito bom para auxiliar, principalmente, as disciplinas teóricas, aliviando a tensão que se exige durante uma avaliação. Foi uma ótima revisão”, avaliou.

“Estratégias de ensino como essas nos possibilita desmistificar a ideia de que somente o ensino de modo tradicional promove o aprendizado de forma efetiva. Associar teorias às brincadeiras nos permite adquirir conhecimentos sólidos de maneira lúdica”, finalizou a acadêmica, Daniely de Sousa Prado Silva.

Summae 1

(Fotos: arquivo pessoal)