Representantes da UnirG participam de discussão sobre extensão universitária no DF

25 de Maio de 2023

O vice-reitor Me. Jeann Bruno, o professor Me. Antônio Roveroni e o diretor administrativo da Fundação UnirG, Oximano Jorge, estiveram na manhã desta quinta-feira, 25, na Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no Distrito Federal.  O propósito da audiência foi de promover debate sobre "O financiamento da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior brasileiras".

Para o vice-reitor da UnirG, foi relevante participar da Audiência Pública, pois foi possível ouvir as realidades de outras universidades públicas sobre a pasta da extensão.

“Na oportunidade foram firmados os compromissos que o Ministério da Educação tem feito com as universidades, dentre eles, a descentralização de recursos para o financiamento da extensão universitária. Então, acreditamos que a partir dos próximos editais, havendo a possibilidade de pleitear a captação de recursos para a extensão, a UnirG poderá ser beneficiada. Uma vez que preenche os pré-requisitos e tem profissionais, professores mestres e doutores habilitados para concorrer e trazer os benefícios para a nossa universidade e para a comunidade”

Extensão Universitária

“No Brasil, a extensão universitária alcançou, em 2022, nos diferentes territórios, mais de 50 milhões de pessoas, em programas, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço oferecidos pelas Instituições de ensino superior brasileiras”, afirmou o presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), Dr. Hélder Eterno da Silveira.

Atualmente o Fórum é composto por 156 instituições em todo o País, entre as quais universidades federais, estaduais, municipais, institutos federais e faculdades isoladas.

A extensão universitária está voltada para atuação dos estudantes em diferentes contextos sociais, visando à transformação da sociedade em áreas temáticas estratégias: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção; além de trabalho”, destacou Silveira.

A Audiência Pública foi protocolada pela Deputada Federal Lídice da Mata e aprovada pela Comissão de Educação. A equipe da UnirG representou a Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, que recebeu o convite pelo FORPROEX.