Semana Pedagógica destaca avanços e desafios na gestão da Universidade de Gurupi

24 de Janeiro de 2023

A comunidade acadêmica participou na manhã de hoje, 24, da abertura da Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade de Gurupi, no campus Jacinto Nunes da Silva. O evento segue até sexta-feira, 27.

Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e com apresentações musicais da cantora e professora da Secretaria de Cultura de Gurupi, Rayssa Alves. Outra apresentação também foi feita pelos professores de música da Casa de Cultura da UnirG, Moisés Ribeiro, Matheus Jonathan e pela aluna Bruna Freire.

Na mesa de honra, autoridades e gestores da UnirG fizeram uso da palavra para agradecer aos presentes e desejar boas-vindas em mais um semestre letivo.

O Dr. Fábio Pegoraro, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falou sobre o empenho quem tem sido feito visando o fortalecimento da pesquisa. “Buscamos a implementação de uma política de pesquisa institucional. Aumentamos em 67% as horas dos docentes dedicadas para a pesquisa entre os anos de 2021 a 2022, e estamos pleiteando recursos para o custeio de taxas para publicações científicas e de tradução de textos para outras línguas”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, colocou a Proecae à disposição dos docentes e reforçou a importância do trabalho colaborativo no desenvolvimento dos projetos de extensão curricularizada, um dos temas a serem discutidos durante a Semana Pedagógica.

“Essa semana é um momento para a troca de experiências, conhecer os novos colegas e para aprendermos uns com os outros. Teremos um ano de desafios, com novas matrizes curriculares, e momentos como este são importantes para que todos trabalhem de maneira conjugada”, disse a  Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank.

O vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, convidou os professores a conhecerem a Instituição para que todos estejam a par do andamento dos trabalhos. “Esse será mais um semestre com grandes eventos, pesquisas em andamento. Nosso trabalho busca dar continuidade ao que vem sendo feito nessa Instituição ao longo de quase 38 anos, com compromisso com a sociedade e com a comunidade acadêmica”, disse.

O Diretor Administrativo e Financeiro da UnirG, Oximano Jorge, que representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, frisou a relevância da participação dos docentes e servidores no crescimento da Instituição. “Acompanho o desenvolvimento da UnirG desde quando ainda era Fafich. O que temos hoje é o resultado da colaboração de cada um dos que já passaram por aqui e daqueles que chegaram e permanecem. A UnirG é reconhecida nacionalmente e fora do Brasil, e isso é a consequência de um trabalho de sucesso. Parabenizo a todos por isso”.

Representando a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o Secretário Municipal de Governo, Sérgio Vieira Marques, relembrou o início da trajetória da Universidade de Gurupi, desde a sua implantação. “O trabalho do então prefeito Jacinto Nunes da Silva foi árduo, resultou em uma grande universidade e hoje só podemos cumprimentar a todos pelo empenho nesse grande projeto tão importante para Gurupi”, falou.

O evento também contou com a presença dos professores do curso de Medicina do campus Paraíso do Tocantins. Na ocasião também foram apresentados os coordenadores de curso e estágio de todos os cursos de graduação.

Avanços, desafios e recredenciamento

A Reitora Drª Sara Falcão proferiu a palestra "Planejar Cenários: Gestão em Foco (Execução e Planejamento 2022/2023, Recredenciamento UnirG: critérios Conselho Estadual de Educação, e Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI"

Ela apresentou os principais avanços no trabalho que vem realizado pela Reitoria, Vice-reitoria e Pró-reitorias, com foco no processo de Renovação do Reconhecimento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que deve ocorrer esse ano.

Esse trabalho vem sendo feito ao longo dos últimos anos de forma contínua, a exemplo da reformulação das matrizes curriculares, implementação do Ensino a Distância, entre outras metas que foram alcançadas. Entre elas destaca-se o aumento das notas dos conceitos dos cursos de graduação. "Apenas um dos nossos cursos está com conceito 3, os demais já alcançaram a nota 4", disse Falcão.

“É fundamental que a comunidade acadêmica esteja empenhada, vista a camisa, e esteja engajada nesse processo tão importante para a nossa Instituição. Apesar de ainda não haver uma definição de data para a visita dos membros do Conselho, precisamos estar preparados para esse momento para que a UnirG seja recredenciada como Universidade”, finalizou a professora.

A programação da Semana Pedagógica segue na tarde de hoje, a partir das 14h, com palestras sobre diferentes temas. A partir das 19h, serão realizadas palestras, oficinas e minicursos. As atividades ocorrem no campus Jacinto Nunes da Silva e também online. A programação completa está disponível aqui

Foto: Lino Vargas (SECOM Gurupi)