Projeto de extensão do curso de Jornalismo retoma oficinas com tema “Eita, Peraí! Como saber se uma mensagem é confiável?”

28 de Março de 2022

O curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi - UnirG retomou as oficinas do projeto de extensão em “Educação Midiática”, coordenado pelas docentes Ma. Gabriela Melo e Drª Carol dos Anjos. As atividades ocorrem com estudantes do Ensino Médio em escolas públicas e privadas da cidade.

O projeto visa contribuir com a comunidade gurupiense por meio de oficinas que tratam de temas atuais e relacionados ao universo do Jornalismo, gerando consciência no consumo das informações e da importância da profissão na sociedade.

A primeira escola a receber a oficina este ano foi o Instituto Presbiteriano Araguaia no setor Waldir Lins II. O tema ministrado foi “Eita, Peraí! Como saber se uma mensagem é confiável? ”. Com atenção, os alunos ouviram e compartilharam suas experiências sobre o tema abordado.

A professora de Jornalismo, Drª Carol dos Anjos, conta que foi um presente a sua experiência na oficina, na qual participa pela primeira vez e que, “trabalhar com extensão, além de ser um dos três pilares da universidade, junto com ensino e pesquisa, é de extrema importância, pois é quando são construídas pontes entre saberes e onde acontecem muitas trocas", destaca.

Alguns dos temas apresentados na oficina do Projeto de extensão “Rum, conversa!”, foram sobre desinformação, Fake News, infodemia e como identificar uma mensagem falsa.

Conforme a estudante do ensino médio, Maria Eduarda, de 17 anos, que está sempre conectada as mídias sociais, ela já havia contado com alguns dos temas abordados na oficina, principalmente, após a pandemia, mas que conseguiu aprender muita coisa nova. A partir de agora terá uma nova visão sobre o assunto.

“A minha abordagem sobre compartilhamento de mensagens sem verificar se é real ou não o fato, vai ser diferente a partir de agora. Antes, se fosse uma pessoa que eu confiasse, acreditava de imediatamente sem conferir a realidade. Agora minha visão mudou completamente sobre esse problema”, ressalta Maria Eduarda.

O Projeto de extensão “Rum, conversa!” tem o objetivo também de ensinar aos futuros jornalistas, estudantes do curso, sobrea  checagem dos fatos ea formação em educação midiática adquirindo conhecimento na prática em diversas situações. Mais oficinas como essa serão realizadas no mês de abril para quatro turmas do Centro de Ensino Médio Bom Jesus. Outras escolas também estão sendo agendadas.

A professora Carol dos Anjos, destacou ainda sobre a importância de abordar este assunto no ambiente educacional. “Vivemos em um momento social em que a desinformação gera perdas muito grandes à sociedade, à democracia e ao exercício da cidadania. Assim, vejo que projetos de extensão que trabalham a educação midiática são como sementes plantadas. A ideia é seguir cultivando boas práticas para que todos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades para acessar, analisar e participar, de forma crítica, da rede midiática e quem sabe até mesmo criar”, finalizou.

O curso de Jornalismo irá nos próximos meses, ministrar as oficinas em outras escolas. Confira abaixo o cronograma de datas.

- 25/03       09h45-11h20     Instituto Presbiteriano Araguaia - Eita, Peraí! Como saber se uma mensagem é confiável?

- 01/04       13h00 - 14h40    Cem Bom Jesus - Eita, Peraí! Como saber se uma mensagem é confiável?

- 08/04       13h00 - 14h40    Cem Bom Jesus - O perigo das informações falsas?

- 20/04       13h00 - 14h40    Cem Bom Jesus -        O sentido do som

- 29/04       13h00 - 14h40    Cem Bom Jesus - Oratória