Professores da UnirG iniciam pesquisa sobre sintomas depressivos e ansiosos em estudantes da Instituição

06 de Abril de 2021

Acadêmicos matriculados na Universidade de Gurupi – UnirG podem participar de uma pesquisa que investiga a existência de sintomas de depressão e ansiedade em estudantes. Para responder ao questionário, os voluntários podem acessar o link https://forms.gle/Ma71xNn1Xid6FBZTA até 30 de abril. O estudo é conduzido pelos professores do curso de Psicologia da UnirG Me. Jeann Bruno Ferreira da Silva, Esp. Tallita Laren Guarina da Silva e Me. Vinicius Lopes Marinho.

“A pandemia do coronavírus impactou a sociedade e todos os indivíduos em diversas esferas. O ensino superior não saiu ileso, corroborando para o surgimento de sintomas depressivos e ansiosos que podem alterar o humor das pessoas, mudando a maneira de como veem o mundo e realidade”, explica o coordenador da pesquisa, Me. Vinícius Lopes Marinho.

Para o professor Me. Jeann Bruno Ferreira da Silva, ainda há poucos estudos que exploraram os impactos da Covid-19e da quarentena sobre a saúde mental de estudantes universitários, principalmente quanto aos níveis de depressão, ansiedade e stress.

“O estudo será fundamental para a Instituição, pois irá contribuir para identificar sintomas que podem afetar a saúde mental dos estudantes e poderá servir de esteio para que a Universidade avalie políticas de ensino implementadas e crie mecanismos para minimizar possíveis agravos”, complementa o professor. Jeann Bruno.

A equipe de pesquisa também é composta pelos acadêmicos, Aline Ribeiro Dias (Psicologia), Ítalo Brito Salera (Medicina) e Kaique Santana Pinto (Enfermagem).